top of page
Foto do escritorDNA Agrícola

Adubação foliar: vantagens para a nutrição e o crescimento das plantas



Todas as plantas precisam de macro e micronutrientes e nem sempre eles são encontrados naturalmente no solo, então, para suprir essa ausência, os produtores costumam usar fertilizantes. A forma mais comum e conhecida é a aplicação na terra, mas há uma técnica diferente: a adubação foliar.

Ao contrário da adubação convencional, realizada no solo, a opção foliar tem a aplicação dos fertilizantes diretamente sobre as folhas das plantas. Na prática convencional, os adubos químicos e orgânicos são introduzidos no solo e as raízes fazem a absorção. Já na adubação foliar, as partes aéreas, especialmente a superfície das folhas, realizam a sucção dos nutrientes por meio dos estômatos, devido à pressão que existe na evapotranspiração. Os nutrientes entram pelas cutículas, por meio de suas rupturas ou dos microcanais de forma passiva e ativa, uma vez que a preparação é borrifada diretamente sobre elas.

A mistura inclui água e o fertilizante foliar, que é especialmente desenvolvido e produzido para essa técnica. A aplicação é realizada de forma bastante simples, com o uso de um pulverizador que dispensa a mistura sobre todas as folhas das plantas.



Mas, afinal, a adubação foliar é mais eficaz do que a convencional via solo? A resposta é “sim”. Os resultados são mais assertivos, uma vez que, na terra, é necessário suprir a demanda com rapidez, especialmente se a planta estiver em fase de crescimento, para garantir seu desenvolvimento. Além disso, a aplicação via solo pode ser prejudicada por alguns fenômenos, como a lixiviação, que diminui a absorção porque os nutrientes acabam sendo “lavados” com a força da água, inviabilizando o processo.


A adubação foliar pode impulsionar e potencializar a produtividade proporcionando uma resposta rápida às plantas. O principal benefício é a maior absorção dos micronutrientes, como zinco, cobre, ferro e boro, essenciais para que a planta possa se desenvolver e produzir. Quando esses micronutrientes estão baixos ou em falta, a planta tem diversos prejuízos relacionados à produção de frutos, floração e crescimento.


Além dos benefícios diretos na produtividade e saúde das plantas, a adubação foliar traz vantagens para a administração, logística e finanças das propriedades. Em um primeiro momento, o valor dos produtos pode fazer pensar que não, mas o custo-benefício faz com que essa ideia mude. Os produtos também podem ser aplicados com defensivos agrícolas, o que reduz a necessidade de mão de obra e, consequentemente, os custos. Outra vantagem é a facilidade de transporte e armazenamento dos fertilizantes foliares, tornando a compra e a organização de estoque mais simples para os produtores.


O uso de adubos foliares de qualidade é essencial para garantir a eficiência do processo de nutrição das plantas. Na DNA Agrícola, você encontra uma linha completa e de excelência da Microquimica Tradecorp para todas as culturas, além de produtos Life Agro. Para saber mais, entre em contato conosco através do WhatsApp (77) 99916 2308 ou encontre a unidade mais próxima clicando aqui.


Fonte: Canal Agro

Comments


bottom of page