top of page
Foto do escritorDNA Agrícola

O que é o mal-de-sigatoka que atinge a bananeira e como controlar a doença?

Atualizado: 4 de abr. de 2022



A doença sigatoka-amarela é uma das mais importantes que atingem a bananeira, sendo também conhecida como mal-de-sigatoka. Ela pode causar a morte prematura das folhas e a redução da área foliar, o que induz perdas na produtividade e qualidade da fruta, resultando na diminuição do número de pencas por cacho, redução do tamanho do cacho e maturação precoce dos frutos no campo ou mesmo durante o transporte.


Se o controle não for feito corretamente, o cultivo pode ser inviabilizado. Os sintomas passam por vários estágios de desenvolvimento. Inicialmente, ocorrem pequenas descolorações na parte inferior da folha que evoluem para estrias de cor amarela. As estrias se alongam e surgem minúsculos pontos negros.


Condições climáticas como chuva, orvalho e temperatura estão diretamente relacionadas à incidência e evolução dos sintomas da sigatoka-amarela. Para que o esporo da doença germine é preciso que exista água na superfície foliar e temperatura acima de 25ºC.



Os prejuízos causados pela doença estão relacionados à perda de área foliar e, consequentemente, de produtividade. Em casos mais avançados existe a morte precoce das folhas, o que contribui para o enfraquecimento da planta, ocorrendo a diminuição no tamanho e a maturação precoce dos frutos.


Controle da sigatoka-amarela


A altura das plantas da bananeira normalmente dificulta o controle da sigatoka-amarela. Nesse sentido, a recomendação é que os produtores realizem o manejo integrado da doença. A drenagem do solo, eliminação das folhas infestadas e sombreamento das plantas são algumas das práticas culturais recomendadas para o manejo da doença.


O controle químico é a forma mais eficiente de combater a sigatoka-amarela. Mas é necessário que o produtor esteja atento à presença e evolução da doença. Além de não descuidar do clima e fazer a rotação de métodos de controle, incluindo a utilização de fungicidas com diferentes mecanismos de ação.


Na DNA Agrícola, você encontra uma linha completa de fungicidas para te auxiliar no combate ao mal-de-sigatoka, repleta de produtos como Tenaz, Azimut, Dithane, Volna e muitos outros. Para saber mais, entre em contato conosco através do WhatsApp (77) 99916 2308 ou encontre a unidade mais próxima clicando aqui.


Fonte: Agrolink


Comments


bottom of page